27 Abril 22
Feiras

Mariana D'Orey

Performance Days com boas perspetivas de negócio

Joaps, LMA e A. Sampaio são as três empresas portuguesas que esta quarta e quinta-feira marcaram presença em mais uma edição da Performance Days, em Munique, na Alemanha. Depois de adiada de dezembro para abril, à custa dos constrangimentos da pandemia, a feira dedicada aos têxteis funcionais acordou movimentada e com boas possibilidades de negócio para as empresas portuguesas.

É, para muitos expositores da área dos têxteis técnicos presentes na Performances Days, a primeira feira a ser realizada após quase dois anos e meio de pandemia, o que resulta num “num clima de felicidade generalizada”. As palavras são de Luís Sousa Dias, responsável comercial da LMA que descreve o regresso da edição física da feira técnica de Munique com um “enorme sentimento de regresso à normalidade”.

“Voltar a estar face to face com os nossos clientes é algo que desejávamos há muito. Neste momento, com os pré-agendamentos que fizemos, temos a agenda praticamente cheia. Só esta manhã já recebemos compradores italianos, austríacos, alemães e suecos, o que nos dá muita motivação”, conta o responsável comercial da LMA, que leva até Munique uma nova linha de malhas 100% recicladas e certificadas.

“O ano passado a LMA alcançou todas as certificações na área da sustentabilidade e por isso o que viemos aqui apresentar na Performance Days é uma coleção que caminha lado a lado com essas preocupações. Estamos a falar de todo tipo de malhas, desde as  100% algodão até às mais técnicas, que combinam poliester reciclado com algodão”, acrescenta ainda Luís Sousa Dias.

Crente de que as feiras físicas são a resposta incontornável para os negócios nas áreas dos têxteis técnicos onde, defende Inês Sampaio, responsável pelo departamento de Communication & Marketing da A. Sampaio, “a elevada tecnicidade, sustentabilidade e grau de rastreabilidade dos produtos” prioriza um contacto direto com os clientes para explicar “os produtos e processos com o devido detalhe”, é com muita motivação que a A. Sampaio & Filhos – Têxteis S.A. regressa à Performance Days.

Entre as novidades que leva até Munique, a empresa destaca as novas apostas na reciclagem, com destaque para as soluções “com origens naturais, celulósicas ou sintéticas e as misturas de fibras recicladas que contam com as lãs, poliamidas, lyocell, polyester, algodão e cânhamo, entre outras fibras sustentáveis”, enumera Inês Sampaio. A empresa destaca ainda as técnicas de fiação mais avançadas, de modo a que seja possível concretizar malhas de baixo impacto ambiental sem descurar a sua qualidade e durabilidade, nomeadamente através do reaproveitamento dos excedentes agrícolas.

Com estes novos processos a A. Sampaio & Filhos pretende participar “ativamente na diminuição dos excedentes de cultivo e na redução das consequências ambientais derivadas do seu processo de incineração massiva”, remata a responsável de Communication & Marketing da A. Sampaio.

A participação das empresas portuguesas na Performance Days é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar