Inês Sousa
“A indústria têxtil e vestuário portuguesa continua a dar lições ao país”. É desta forma que Paulo Vaz, administrador da AEP, reconhece e homenageia a coragem e prontidão de ação do setor face à pandemia de Covid-19 e a resiliência acrescida que daí resultou.
Num “momento em que o desastre parecia iminente e irreversível”, a indústria têxtil e do vestuário nacional foi um exemplo de “resiliência, de capacidade de adaptação e de inovação permanente, mas sobretudo de coragem”, valoriza Paulo Vaz, em artigo de opinião para o jornal Vida Económica.
O jurista e gestor enaltece a rápida resposta do setor à epidemia da Covid-19 e a sua capacidade de tomar decisões de forma rápida e destemida. “Não deixa de ser espantoso como, em escassas semanas, fábricas de tecidos, malhas e confeções se reconverteram em produtores de equipamento de proteção individual, realizando máscaras sociais e batas sofisticadas para uso hospitalar”, reforça. Foi esta conversão rápida que possibilitou o abastecimento do mercado interno e externo e garantiu que muitos empregos sobrevivessem.
O administrador da AEP sublinha a coragem dos organizadores do MODTISSIMO ao avançarem com a 56ª edição, adaptando-se às difíceis circunstâncias com um espírito decisivo e resiliente. A mais antiga feira de moda da Península Ibérica foi a primeira a acontecer após o contexto pandémico, nos dias 23 e 24 de setembro. A edição de verão foi um sucesso e, garante Paulo Vaz, irá ficar marcada na história, pois “mesmo em circunstâncias difíceis, nunca descontinuou, nunca desistiu, tal como não desistiram os 200 expositores que nela marcaram presença”.
Paulo Vaz relembra que o setor têxtil nacional já havia enfrentado de forma erguida uma dura década repleta de choques competitivos decorrentes de uma globalização descontrolada e da entrada da China na Organização Mundial do Comércio, à qual se uniu uma crise financeira global. O administrador da AEP destaca ainda o papel importante e de filtragem do CITEVE através da certificação de produtos que cumpram as devidas diretrizes de saúde pública.