16 janeiro 23
Moda

T

Simpósio da Lusófona é já esta semana em Portimão

É já esta semana, a 20 de janeiro, que terá lugar o 2º Simpósio ‘Ensino da Moda e a Indústria Têxtil e do Vestuário’, numa organização liderada por Alexandra Cruchinho sob chancela da Universidade Lusófona. A formação superior em design de moda é o foco do simpósio.

“Numa sociedade em profunda mudança” em que “a pandemia veio acelerar tendências que já se vinham a notar, nomeadamente um novo perfil de consumidor, a digitalização, a sustentabilidade e a circularidade, a discussão sobre a reindustrialização da Europa e a produção de proximidade (nearshoring)”, o debate, mais necessário, é obrigatório.

As competências dos diplomados em design, as necessidades dos empregadores e os perfis profissionais que o mercado procura são os itens que estão por trás desse debate. “É imperativo as empresas, instituições, profissionais e universidades, em conjunto, refletirem e discutirem os perfis e as competências adequadas e a atratividade e retenção de talentos pelas empresas”.

Depois do primeiro simpósio, realizado no passado mês de junho no Porto, o segundo “pretende dar uma contribuição para esta reflexão”. Para além de Alexandra Cruchinho, tomarão parte nos trabalhos, entre muitos outros, Manuel Serrão (Selectiva Moda), Paulo Vaz (AEP), Ana Vaz Pinheiro (Mundotêxtil), Ana Roncha (especialista em Marketing) e Hélder Rosendo (TMG Textile).

Consulte o programa completo aqui.

Partilhar