19 janeiro 23
Formação

Bebiana Rocha

Simpósio da Lusófona junta esta sexta ensino e indústria

É já esta sexta-feira, 20 de janeiro, que se realiza o Simpósio ‘Ensino da Moda e a Indústria Têxtil e do Vestuário”, organizado pela Universidade Lusófona em Portimão. O grande tema em análise versará os contributos que a academia pode fornecer à indústria para o desenvolvimento e eficaz do papel de cada uma na cadeia do sector têxtil, explicaram os oradores ao T Jornal.

A indústria estará representada em peso através de nomes como a TMG Textiles, JF Almeida ou Burel Factory. Entre as apresentações previstas estão ainda intervenções de Ana Vaz Pinheiro, administradora da Mundotêxtil, Ana Roncha, especialista em marketing de moda, Paulo Vaz, administrador executivo da AEP e Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda.

Especialista em marketing de moda, Ana Roncha fará a sua intervenção sobre tendências de marketing e marcas de moda: “Acho ótimo haver uma oportunidade de juntar o ensino à indústria e perceber que novas direções podemos abordar para criamos uma indústria mais competitividade. Irei abordar as tendências de marketing, dada a minha experiência com o mercado global, vou também abordar posicionamento de mercados, seja pela sustentabilidade, tecnologia, para abrir oportunidades e novos futuros para esta área e para as marcas”, antecipa Ana Roncha.

“Fiquei surpreendida por terem chamado os têxteis-lar. Irei fazer uma caracterização do sub-sector dos têxteis-lar e posicionamento face à concorrência internacional; produto em que somos fortes, para que produtos podemos evoluir em termos macro e estratégia para garantir competitividade e subir na cadeia de valor e quais são os perfis e competências do futuro”, resume Ana Vaz Pinheiro, em representação da Mundotêxtil.

Igualmente de acordo com a pertinência do evento está Paulo Vaz. “É uma iniciativa que abre a universidade ao exterior, o que é muito positivo. Louvo também a regularidade com que a Lusófona tem realizado estas iniciativas”, afirma o administrador executivo da AEP, que soma mais de 30 anos de experiência sobre o sector têxtil e vestuário. Que ajustes são necessários da parte do ensino e quais são as necessidades do sector; como servir a indústria têxtil não só no presente mas também no futuro são os temas chaves a serem abordados no ‘A conversa com Paulo Vaz’.

Consulte o programa na integra aqui.

Partilhar