6 Novembro 2017
Start Up

T

Paulo Rafael lança U.Make.ID, um Tinder para a moda

Uma espécie de Tinder para facilitar engates entre marcas e fabricantes é, em resumo, a identidade da U.Make.ID, a start up que Paulo Rafael vai apresentar na Web Summit, em Lisboa, com o objetivo de arranjar um parceiro financeiro com os bolsos suficientemente fundos para dar dimensão europeia a este seu ambicioso projeto.

Paulo Rafael, 48 anos, tem sangue têxtil a correr-lhe nas veias: o avô, José Manuel, bem como o pai, Ramiro (um dos fundadores da Dielmar, na foto), eram alfaiates. Ele nasceu em Castelo Branco, licenciou-se em Gestão de Empresa no ISE e, por curiosidade, frequentou o curso de Design de Equipamento da Lusófona. Trabalhou com marcas de roupa para criança e passou pela Dielmar como consultor até que, há três anos, teve a ideia casamenteira de criar uma plataforma online que facilitasse os negócios diretos, sem intermediários, entre marcas e fabricantes.

“A U.Make.Id é um plataforma que aproxima todos os protagonistas da fileira da moda – marcas, designers, fabricantes…  Sentado ao computador, o comprador pode construir a sua indústria, escolhendo à la carte o que precisa – moldes, materiais, design, produção, serviço, etc. Ou seja, pode criar uma linha de produção personalizada para o seu produto”, explica Paulo Rafael.

European best manufacturers é a assinatura na U.Make.Id, que indica desde logo a restrição geográfica ao acesso a esta plataforma – apenas se podem inscrever empresas europeias. 

“A primeira versão da plataforma já está concluída. E noto com satisfação que apesar de estarmos ainda na fase de lançamento, a U.Make.Id tem despertado interesse na fileira da moda. Entre fabricantes e marcas já temos mais de 300 empresas pré-inscritas”, afirma Paulo Rafael, que na concretização da sua ideia contou com o apoio da UBI, na fase da investigação, e a parceria com a aveirense Pictonio no desenvolvimento tecnológico da plataforma.   

Partilhar