15 junho 22
Associativismo

T

Paulo Nunes de Almeida homenageado a 1 de julho

O antigo presidente da Associação Empresarial de Portugal e também ex-presidente da ATP, Paulo Nunes de Almeida, desaparecido em 4 de julho de 2019 aos 60 anos, vai ser alvo de uma sessão de homenagem – sucessivamente adiada por causa da pandemia – no dia 1 de julho próximo, no Teatro Rivoli do Porto, pelas 19h30.

Na sessão, será apresentado pela primeira vez um documentário sobre o seu legado enquanto empresário e líder do associativismo, que terá foco no facto de “Nunes de Almeida ter tido fundamental importância no contexto empresarial, unia pontas, resolvia problemas de forma invisível”, como refere ao T Jornal Daniel Deusdado, administrador da Farol de Ideias – empresa responsável pelo documentário – e seu realizador.

”Temos muitas horas com mais de 20 entrevistas entre familiares, amigos e colegas de profissão de Paulo Nunes de Almeida”, necessariamente condensadas em 70 minutos, versão que será apresentada no Rivoli.

Intitulado ‘Paulo Nunes de Almeida, o radical dos consensos’, o documentário integra declarações de alguns dos mais importantes empresários e gestores da região, sem esquecer o presidente do F. C. Porto, Pinto da Costa, clube ao qual o empresário também esteve ligado. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira – para quem Nunes de Almeida, recordou, “faz parte da ala dos jovens empresários” – também participa.

O economista Daniel Bessa, professor de Nunes de Almeida na faculdade, disse a propósito do seu antigo aluno que “era um homem de casamentos” e que por essa via foi responsável “por uma tapeçaria com um resultado fantástico” (Manuel Serrão, CEO da Selectiva Moda) que resultou “numa força motriz da região norte, ao serviço do país” (Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto).

Como resumiu para o documentário o atual presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, Paulo Nunes de Almeida “deixou uma marca de coragem e determinação” mas também “um vazio”. De algum modo, ‘Paulo Nunes de Almeida, o radical dos consensos’ tentará preencher ao menos uma pequena parte desse vazio.

 

 

 

Partilhar