13 fEVEREIRO 20
E-commerce

T

As cinco tendências de e-commerce do futuro

Pagamentos digitais quase invisíveis, automatização com base nos dados do cliente, inteligência artificial para personalizar a oferta, autogestão com tecnologias que permitam a integração de canais e profissionalização do B2B para a excelência na experiência do utilizador. Estas são as cinco grandes tendências que, de acordo com o estudo da consultora Minsait marcarão o futuro do e-commerce.

“O contexto tecnológico prevê para todos os atores envolvidos no comércio digital um cenário muito estimulante, transformando os negócios com novas oportunidades para os vendedores, e proporcionando ferramentas e experiências mais inovadoras para os clientes” refere Jorge Gonçalves,” diretor da unidade de indústria na Minsait em Portugal.

O estudo, intitulado ‘Cinco pilares para construir o e-commerce do futuro’, refere que as compras online estão cada vez mais direcionadas para experiências simplificadas, fluídas e homogéneas, não condicionadas pelo canal utilizado. Além disso, estão a desaparecer paulatinamente as barreiras entre o on e o off nos espaços físicos, que são cada vez mais tecnológicos, com identificação biométrica, rastreabilidade dos utilizadores e reconhecimento visual dos objetos. “Um dia já não será necessário juntar o adjetivo ‘eletrónica’ ao substantivo ‘compra’, simplesmente porque será redundante” – refere Jorge Gonçalves.

A Indra, responsável pela Minsait, é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e o seu modelo de negócio está assente numa oferta integral de produtos próprios, com um enfoque end-to-end, de alto valor e com uma elevada componente de inovação. Com uma faturação que já ultrapassou os três mil milhões de euros, tem 43 mil colaboradores, presença local em 46 países e projetos em mais de 140 países.

Partilhar