23 setembro 22
Comércio

T

Incentivos do PRR ao e-commerce com 23 milhões de euros

A Medida ‘Internacionalização via E-commerce’, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses, prevê uma dotação de 23 milhões de euros que será gerida pela AICEP. O novo incentivo, apresentado durante a Conferência Exportar Online, organizada pela AICEP em Guimarães, prevê que a medida chegue a apoiar 1.500 empresas portuguesas entre 2022 e 2025.

“Este incentivo permite às empresas obter apoio financeiro para os seus projetos individuais de presença direta nos canais online, como a criação de lojas online, adesão a marketplaces ou desenvolvimento de campanhas de promoção online”, especifica a AICEP.

Os montantes de investimento elegíveis para o incentivo Internacionalização via E-Commerce vão dos 10 mil aos 85 mil euros, consoante a tipologia de candidatura submetida pela empresa. O apoio a fornecer a cada empresa é calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa de 50%.

“Entre as principais despesas elegíveis estão a aquisição de equipamentos e software relacionados com a implementação do projeto de e-commerce. As PME podem apresentar também despesas relacionadas com aquisição de serviços de terceiros em Estratégia de Canais Digitais, Gestão de Conteúdos, Campanhas e Clientes”.

Esta medida visa, igualmente, apoiar a criação de Lojas próprias online, presença em marketplaces e publicidade online. Os custos com recursos humanos especializados, diretamente afetos à implementação do projeto de e-commerce internacional, são também elegíveis.

Entretanto, o Primeiro Aviso Internacionalização via E-Commerce, com uma dotação de 4,5 milhões de euros, já foi publicado. As candidaturas estarão abertas até ser atingindo o limite da dotação orçamental. O formulário de candidatura vai ser disponibilizado em breve no Portal dos Fundos.

Partilhar