29 novembro 22
Indústria

T

Olmac inova com peças que dão para os dois lados

A poupança de 50% no consumo de energia e água é o atrativo sustentável do conceito de duas peças em uma, inventado pela Olmac e que encantou o júri da ISPO Textrends-Apparel Edition ao ponto de ter resolvido atribuir-lhe três prémios, dos quais um de Best Product.

O conceito dois em um da Olmac é simples – o que até rima com o keep it simple, que é uma das mega tendências para o futuro – e sustentável. Cada peça é reversível, ou seja dá para ser usada dos dois lados. Aqui a inovação consiste em ver tudo a dobrar.

“Lavámos duas peças com uma só lavagem”, resume Orlando Miranda, o empresário da Olmac, salientando as características sustentáveis e funcionais das três peças premiadas – um polo (Best Product), uma calça e um casaco (Top 10) – que na verdade são sete peças.

O polo premiado tem uma versão estampada e em algodão, mas também pode ser usado do avesso, liso, e em poliester reciclado. A mesma gramática é aplicada à calça e ao casaco, sendo que este ainda vai mais longe no conceito, pois é um três em um: além de poder ser vestido dos dois lados ainda tem um interior de aquecimento acoplável que pode ser usado autonomamente.

Orlando Miranda está contente com os prémios (“Um Best Product da ISPO é um boa etiqueta”, explica) e também com o desempenho da Olmac em 2022, que muito provavelmente vai ser o melhor ano de sempre da empresa, que deverá fechar as contas com um volume de negócios de 13,2 milhões de euros, um crescimento de quase 20% sobre os 11,4 milhões faturados no ano passado.

Mas há nuvens no horizonte.

“Com base no feedback que tenho recebido dos clientes, estou preocupado com o próximo ano. As encomendas já começaram a abrandar. Antes de fazerem mais compras, estão a tentar esgotar os stocks”, analisa o empresário, que espera uma retoma para 2024.

Partilhar