22 Julho 20
Moda

António Moreira Gonçalves

O videodesfile de David Catalán na Milan Fashion Week

Foi em videodesfile que David Catalán marcou presença no calendário oficial da Milano Fashion Week. A convite da da Camera Nazionale della Moda Italiana, numa versão totalmente digital e perante espectadores de todo o mundo, o designer fez a pré-apresentação da sua nova colecção Primavera-Verão 2021, num formato totalmente audiovisual e online. “Uma experiência nova, que traz também algumas vantagens”, destaca o estilista.

Se em janeiro, para a última estação, David Catalán teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho em Milão ainda num desfile tradicional, agora viu-se obrigado a reconstruir o conceito para responder ao pedido da Camera Nazionale della Moda Italiana. “Recebemos o convite há 3 meses e já era tudo para o digital, tivemos de pensar numa apresentação mais visual e gráfica. E mesmo na produção tivemos de respeitar todas as regras de distanciamento”, lembra o designer, que contou com o apoio de Paulo Cravo, da plataforma Bloom, para desenvolver a apresentação.

Para o“desfile virtual”, David Catalán produziu um vídeo de apresentação e um lookbook fotográfico, tirando proveito dum ambiente de jardim botânico, onde são apresentados os primeiros modelos da nova colecção. “Eu adoro muito os desfiles, a experiência de ver as peças a passar, mas fazer este vídeo foi uma experiência engraçada, e tem algumas vantagens, permite ver a roupa com mais detalhe e jogar com o ambiente”, salienta.

Depois da estreia durante a semana da moda de Milão – que foi transmitida em direto por vários parceiros da organização, como o New York Times ou a Vogue – a apresentação filmada por David Catalán está agora disponível na plataforma online da Milano Digital Fashion Week, e será apresentada noutras feiras digitais. Em Setembro, o designer espera já poder desfilar a colecção completa num desfile convencional. Entretanto, as peças já apresentadas encontram-se em exposição pública, no showroom da semana da moda italiana.

Partilhar