07 janeiro 22
Empresas

T

O sucesso da Tintex explicado na primeira pessoa

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto entrevistou o fundador da Tintex para a série Alumni Career, histórias em vídeo onde dá conta dos casos de sucesso dos seus antigos alunos. É a Tintex na primeira pessoa, com Mário Jorge Silva a dar conta do percurso da empresa, mas a apontar também ao futuro e passagem do testemunho aos filhos Ricardo e Pedro, também eles formados na FEUP.

O mentor da têxtil de Vila Nova de Cerveira dá conta da vocação inicial para as letras – sonhava ser escritor ou jornalista – e de como uma professora lhe despertou o gosto para a química. Estava certa! No estágio como engenheiro acabou por receber uma chamada da Têxtil Barcelense e depois o desafio para montar uma nova tinturaria em Braga, que acabou por, nove anos depois, o levar a tomar conta da empresa de Cerveira.

O caminho foi desde o início o da diferenciação, aposta que depressa converteu a Tintex em líder mundial no processamento de malhas Lyocell. Seguiu-se a procura de alternativas ecológicas e o reconhecimento do mercado mundial pelo caminho de inovação e diferenciação.

Mário Jorge Silva explica também como a Tintex se tornou pioneira a fornecer produto acabado, como avançou para a criação de um departamento de sustentabilidade e para a oferta de têxteis técnicos especialmente vocacionados para as áreas de desporto e conforto.

Com a chegada dos filhos, Ricardo e Pedro, também eles formados pela FEUP, já pensa em abrandar. “Já estão a tomar todas as decisões operacionais, vou-me retirando”, confessa ao mesmo tempo que os recomenda para os novos desafios e um futuro de mais inovação. “Não têm que ficar à sombra do pai”, remata.

Veja o vídeo completo aqui.

Partilhar