09 março 20
Sustentabilidade

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NÜWA promete poupar 1600 litros de água por t-shirt

O fio utilizado para desenvolver os produtos NÜWA é feito através de excedentes têxteis (restos de malha que sobram no corte das empresas) e garrafas de plástico recicladas. Assim, o algodão de um produto NÜWA tem início nos desperdícios têxteis e não nas plantações de algodão (poupando toda a água necessária para este processo). “Uma t-shirt de algodão convencional gasta cerca de 2 700 litros de água para ser produzida. Como usamos apenas algodão reciclado conseguimos poupar 1 600 litros”, explica Catarina Lopes, responsável pela marca.

Com uma forte ligação à água, a NÜWA nasceu em 2019 sob o lema ‘Your choice. Your world. Your heart’ e abrange uma oferta direcionada para homem, mulher e criança. O objetivo da marca é criar roupa que honra o planeta e dar oportunidade aos consumidores de fazerem escolhas mais conscientes, obrigando-os a (re)pensar no que está por detrás do que vestimos. “O nosso maior propósito é, de facto, mudar o mundo, gota a gota”, reforça Catarina

Com loja online desde setembro, 1% das vendas da marca reverte a favor de comunidades em Moçambique sem acesso a água potável e missão da NÜWA passa por apoiar o Objetivo 6 das Nações Unidas de alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e saneamento até 2030.

“Além de não gastarmos água na obtenção do algodão, vamos contribuir na prática para o desenvolvimento de sistemas de captação de água e saneamento em comunidades desfavorecidas de Moçambique”, refere Catarina Lopes.

Através de uma produção em menor escala, a NÜWA propõe uma oferta mais ética e consciente, contribuindo para a economia circular na indústria da moda, bem como da cidade que a viu nascer, Guimarães. “Tendo em conta a nossa política de sustentabilidade não criamos coleções, temos os modelos básicos e intemporais que personalizamos com novos desenhos”, acrescenta Catarina.

A NÜWA pretende continuar a acrescentar valor no ramo da moda e, por isso, a apoiar causas humanitárias, enquanto oferece peças éticas e eco-friendly. Produtos cruelty-free, embalagem sustentável de cartão totalmente reciclado, etiquetado reciclado, estampagem digital eco, tintas de estampagem 100% biodegradáveis e fio de malha 100% reciclado são algumas das restantes caraterísticas da marca.

A Nüwa foi criada por Catarina Lopes no seio da Confeções Calvi, empresa vertical da sua família, sendo que um dos racionais de negócio por trás do seu lançamento tem a ver com a criação de valor-acrescentado à produção da Calvi. A empresa tem cerca de 130 trabalhadores e a totalidade da produção – com a qual faturou 11 milhões de euros em 2018 – segue para as exportações, nomeadamente para Espanha.

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