20 novembro 2020
Economia Circular

T

Nike e Corticeira Amorim juntam-se para reciclar

Vai chamar-se “Amorim-Nike” e é um novo produto de baixíssima pegada carbónica que resulta do aproveitamento de sapatilhas recicladas e cortiça portuguesa. O produto já está desenvolvido para ser vendido nos EUA, França e Alemanha.

A notícia foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim em entrevista ao jornal ECO, onde explica como aconteceu esta ligação com a gigante americana da moda desportiva. “A Nike tem um projeto em que pega nas sapatilhas em fim de vida dos atletas ou dos desportistas e recicla-as. E nós temos uma parceria com a Nike. Vamos lançar um subpavimento que utiliza precisamente este novo material feito a partir de ténis reciclados e a nossa cortiça”, diz António Rios Amorim .

O aproveitamento de resíduos não é uma tarefa uma tarefa nova na corticeira, que criou até uma linha de produção para a economia circular para encontrar formas de valorizar os subprodutos ou resíduos de outras indústrias, combinando-os com as vantagens técnicas e ambientais da cortiça.

“Temos vindo a fazer esse trabalho já há algum tempo e com sucesso. Neste caso, a Nike pega nas sapatilhas em fim de vida, tritura tudo, separa a parte têxtil das solas e das espumas, envia-nos e nós misturamos aquilo com cortiça. Estes resíduos, nas mãos certas, passam a ter valor económico. Foi isso que a Nike conseguiu fazer com a Amorim”, explica ainda o responsável pelo grupo português.

António Rios Amorim diz também que neste momento o produto já está desenvolvido e que há uma intenção comercial por parte dos dois lados. “Neste caso somos nós que vamos produzir e vamos vendê-lo a várias cadeias internacionais, como a Leroy Merlin. Vamos exportar para os EUA, França, Alemanha”, antecipa o gestor.

Partilhar