06 abril 23
Formação

Ana Rodrigues

Amorim quer estender à moda o uso de cortiça

‘The Thick Skin: Cork as Material for Design New Futures’ é o novo curso lançado pela Corticeira Amorim e a Parsons School of Design, que conta com propostas criativas na área da moda, apesar de abranger todos os segmentos de design. O objetivo é descobrir novas funcionalidades e aplicações da cortiça.

A Corticeira Amorim está interessada em que surjam novas soluções e produtos disruptivos que respondam com design e sustentabilidade aos desafios que se apresentam. Segundo disse António Rios Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado, não há “melhor forma de contaminar positivamente os cidadãos senão consolidando esse trabalho junto dos arquitetos, designers e curadores de amanhã”.

O grupo português Corticeira Amorim e a conhecida instituição de ensino nova-iorquina Parsons School of Design estabeleceram, assim, um protocolo que explora os benefícios, qualidades e características da cortiça, “como material de eleição, conceção e desenvolvimento das suas propostas criativas nos domínios do design industrial, da arquitetura, das artes e do design de interiores e atividades congéneres”, explica o grupo português, em comunicado.

David J. Lewis, reitor da Parsons School of Design, afirma que “a Parsons está empenhada em educar e treinar designers que criam um impacto social positivo através do uso de materiais regenerativos, e estamos expectantes para ver o que este grupo de alunos criará com o principal transformador de cortiça mundial”.

Com a duração de um semestre e dirigido por Daniel Michalik, designer e professor assistente de produto e design industrial, o curso conta ainda com uma série de palestras, workshops de co-design e outras atividades. Os trabalhos resultantes do curso participarão numa exposição a realizar no Canal Street Market, entre os dias 18 e 25 de maio próximo.

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