12 novembro 2020
Automotive

T

Cortiça portuguesa no interior do novo carro da Mazda

Dos têxteis técnicos às soluções smart, sustentáveis e inovadoras, o sector automotive português está cada vez mais presente nos novos veículos, como é o caso do novo carro 100% elétrico da Mazda, cuja consola central utiliza um revestimento de cortiça made in Portugal. Uma matéria-prima natural, sustentável e biodegradável, que contribui para reduzir a pegada ambiental do novo modelo da marca japonesa de automóveis.

Integrada no revestimento da consola do novo MX-3 da Mazda, a cortiça é fornecida por uma empresa da Corticeira Amorim e foi selecionada pelo facto de se tratar de uma matéria-prima natural, sustentável e biodegradável, contribuindo, assim, para reduzir a pegada ambiental, informa a corticeira numa nota onde dá conta do fornecimento desta solução.

Conforto, impermeabilidade e isolamento térmico, acústico e antivibrático são outros atributos conferidos pela cortiça ao novo veículo, informando a empresa que “a cortiça foi selecionada pelo facto de se tratar de uma matéria-prima natural, sustentável e biodegradável”. A par do sector automóvel, a Amorim Cork Composites desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das atividades mais sofisticadas do mundo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial e os sectores da construção e energia.

É no interior dos automóveis e nas marcas mais conceituadas que se afirmam as soluções de criação e fabrico português. Também o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes associado ao CITEVE – e a Simoldes Plásticos acabam de dar a conhecer que estão a desenvolver uma consola para os carros do futuro. Já preparada para a condução autónoma e com a incorporação de várias funcionalidades inteligentes.

 

Partilhar