31 outubro 22
Economia

Ana Rodrigues

SIMB35: Moda recupera 3,6% em bolsa em outubro

Após dois meses em queda, o índice bolsista informal que agrega os principais grupo têxteis e da moda, o SIMB35, voltou a registar uma subida no final de outubro, tendo invertido a trajetória descendente: subiu 3,6% até 31 de outubro, quase 26 mil pontos. Macy’s, Gap e Capri foram o grande motor da recuperação, com os três a crescerem acima dos 10%.

A Macy’s registou um aumento de 38,6%, embora permaneça longe da média do ano passado. A Gap conseguiu um aumento de 37% no mês em que acabou com a sua ligação com Kanye West, após os comentários antissemitas da estrela norte-americana. A Capri, a empresa que controla a Michael Kors, Vesace e Jimmy Choo, teve um aumento de 20%. ainda do lado nas maiores recuperações encontram-se duas empresas europeias, a Boohoo e a Zalando, que recuperam mais de 19%.

As norte-americanas PVH, Guess, Nike e Tapestry, a italo-francesa Essilor-Luxottica e a espanhola Inditex são outras empresas que registaram aumentos significativos, acima dos 10%.

Por outro lado, as ações que mais caíram foram as da Adidas, menos 16,4%, e as três empresas listadas na bolsa de Hong Kong: Esprit (caiu 16,2%), Anta (queda de 13,8%) e Chow Tai Fook (queda de 7,2%), seguido da espanhola Adolfo Domínguez, que viu o seu valor diminuir 5,7%.

O SIMB35 nasceu em setembro de 2011, com uma base de negociação de 10 mil pontos e encerrou outubro com 25.907 pontos, o valor mais elevado desde abril passado.

Partilhar