27 junho 23
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Inditex desenvolve método de tingimento sustentável

A Inditex está a desenvolver em parceria uma tecnologia de tingimento inovadora que consegue reduzir o tempo e o consumo de água e energia – o Sustineri Coloring. É um processo inovador de pré-tratamento e tingimento para algodão e poliéster/algodão que reduz o consumo de água em até 80%.

A Sustineri Coloring é o resultado de uma colaboração entre a Inditex e a Pulcra Chemicals, para desenvolver novos produtos e processos para enfrentar os desafios da indústria têxtil. Na cadeia produtiva têxtil, o processo de tingimento é considerado um dos maiores impactos devido ao uso intensivo de água e energia.

O novo processo é baseado em produtos químicos com capacidades multifuncionais de humedecimento, emulsificação e dispersão, que permitem um pré-tratamento e no tingimento por via de um banho para tons escuros, médios e claros de algodão e tecidos de poliéster/algodão pelo método de exaustão. Isso reduz o tempo de processamento e, portanto, o consumo de água e energia.

A Pulcra Chemicals produz químicos para os sectores de fibras, tecidos e couros. Em julho de 2021, incorporou no grupo a Devan Chemicals, empresa dedicada aos acabamentos têxteis. “Estamos muito orgulhosos de colaborar com a Inditex, uma das maiores empresas de comércio de moda do mundo, disse em comunicado Ümit Yaldiz, CEO do Pulcra Chemicals. Esta parceria é um passo importante na concretização da nossa ambição de trazer soluções ecológicas para o mercado têxtil global”, concluiu.

Partilhar