09 junho 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Inditex reduz desprendimento de microfibras em têxteis

Em conjunto com a empresa Jeanologia, a Inditex desenvolveu um sistema de ar industrial criado para extrair microfibras durante a confeção de roupa e, assim, minimizar o seu desprendimento na lavagem doméstica. A Air Fiber Washer já está em apresentação na ITMA, feira organizada na cidade italiana de Milão.

O sistema permite reduzir até 60% o desprendimento das microfibras sem a utilização de água ou energia térmica e “sem comprometer aspetos como a qualidade dos tecidos”, explicaram as duas empresas em comunicado.

Com cada máquina Air FIber Washer podem ser recolhidos até 325 quilos de microfibras por ano, dependendo dos tipos de tecidos e das condições do equipamento. Através de um fluxo de ar dinâmico, as microfibras são extraídas das roupas e recolhidas num “saco de contenção” para posterior reciclagem.

“Devemos promover soluções inovadoras que nos permitam responder aos desafios do nosso sector, como o lançamento de microfibras. Este projeto com a Jeanologia é um exemplo de como podemos colaborar com outras indústrias para limitar os nossos impactos na água desde a própria fase de fabrico”, explicou Javier Losada, diretor geral de Sustentabilidade da Inditex.

“Esta tecnologia será partilhada com a indústria sem quaisquer limitações, no âmbito do esforço de ambas as empresas para mitigar a libertação de microfibras”, anunciam.

Partilhar