09 Setembro 20
Feiras internacionais

T

Milano Unica abre fortes perspetivas às empresas portuguesas

Italianos, franceses e compradores dos país nórdicos marcam as visitas profissionais nos stands dos expositores portugueses presentes na Milano Unica que decorre até ao final desta quarta-feira na capital da moda italiana. A afluência tem superado as expectativas da grande maioria dos empresários portugueses que se sentem “muito bem acolhidos em Milão”.

“Inicialmente hesitámos em participar nesta edição, mas depois achámos importante estarmos presentes e apoiar um país que sempre nos acolheu muito bem. A Somelos sempre foi tratada com simpatia e respeito pelo mercado italiano e mais do que nunca queremos trabalhar em conjunto para a indústria têxtil mundial”, defende Gabriela Melo, a diretora de criação e design da Somelos.

A intenção inicial de apoiar Itália, que se assume como o segundo melhor mercado da Somelos, revelou-se uma “agradável surpresa”. “O dia de ontem foi excelente, trabalhámos non-stop até às 20 horas com vários agendamentos prévios sobretudo de compradores italianos, mas também como muitas visitas inesperadas de outros mercados”, relata Gabriela Melo.

Assim como a Somelos, que acredita que “o futuro será mais lento, mas também mais sustentável, o que pode beneficiar muito o mercado nacional”, também a Lemar tem motivos para estar muito confortável com a participação na feira italiana.

Com um volume de trabalho acima das expectativas, a Lemar apresenta em Milão um coleção que, explica Filipe Salgado, comercial para o mercado italiano da empresa de Guimarães, “reforça a aposta nos tecidos de qualidade certificados e sustentáveis, como a utilização de uma nova matéria prima desenvolvida a partir da polpa da lenha e que pretende sensibilizar para as consequências da desflorestação”.

A empresa veterana na feira italiana conta ainda que durante o primeiro dia da feira verificou “uma grande afluência de italianos, alguns franceses e também compradores dos países nórdicos”. “Temos bastantes agendamentos prévios sobretudo de italianos com quem já trabalhamos há muitos anos, mas fomos agradavelmente surpreendidos por vários clientes novos”, conta entusiasmado Filipe Salgado.

Já a RDD assistiu a uma grande afluência de curiosos que visitaram o stand da empresa portuguesa fruto da seleção de tecidos expostos nos fóruns da Milano Unica. “Os nossos tecidos reciclados e orgânicos do projeto 360 trouxeram muitos compradores ao stand, a maioria italianos, mas tive também a visita de dois japoneses”, relata Francisco Rosas, diretor criativo da RDD Design.

“Contas feitas, tivemos a visita de 30 clientes, 20 italianos e os restantes são franceses, alemães, suíços e os tais compradores asiáticos”, diz o diretor criativo da empresa de Barcelos.

Albano Morgado, Lemar, Modelmalhas, Penteadora, Paulo de Oliveira, RDD, Riopele, Somelos e Tessimax são as empresas portuguesas que compõem a comitiva From Portugal a expor até amanhã na feira internacional de tecidos de Milão.

A participação das empresas portuguesas PME’s na Milano Unica no âmbito do From Portugal é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. O projecto que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

Partilhar