25 Julho 2017
Negócios

T

Michael Kors compra Jimmy Choo por mil milhões

A Michael Kors celebrou um acordo para comprar a Jimmy Choo por cerca de mil milhões de euros, marca fundada em 1996 pelo designer que lhe deu nome em colaboração com a antiga editora de acessórios da Vogue, Tamara Mellon.

Michael Kors, que foi jurado no programa ‘Project Runway’, criou uma marca conhecida pelo seu vestuário, malas, relógios e outros acessórios de moda.

O preço oferecido é de 23 pence por ação, o que representa um prémio de 18% face ao valor de fecho dos títulos da Jimmy Choo na sessão de ontem, e de 36,5% em relação ao valor das ações em abril, quando a empresa foi colocada à venda. No arranque da sessão bolsista desta terça-feira, os títulos disparavam 17%.

O negócio deverá estar concluído até ao final do ano, com a Michael Kors a garantir que manterá Pierre Denis como CEO da Jimmy Choo.

O negócio encerra mais um capítulo do momento de consolidação que atravessa o setor do retalho de luxo, depois da fabricante de carteiras e acessórios Coach ter adquirido a Kate Spade em maio por dois mil milhões de euros.

A Jimmy Choo pertence actualmente à firma de investimentos JAB Luxury, que adquiriu a marca em 2011 por 560 milhões de euros, sendo atualmente detentora de 68% do capital. As restantes ações estão divididas entre os trabalhadores da marca e os fundos soberanos de Singapura e do Kuwait.

John Idol, chairman e CEO da Michael Kors, refere, citado pelo FT, que a “a Jimmy Choo é conhecida mundialmente pelo seu glamour” e pelo seu calçado. “A empresa é líder em estabelecer as tendências de moda. O seu design inovador e a sua arte excepcional ressoam com os que lançam tendências mundiais. Acreditamos que a Jimmy Choo está pronta para um crescimento expressivo no futuro e estamos comprometidos em apoiar o forte valor da marca que a Jimmy Choo construiu durante os últimos 20 anos”, acrescentou.

A Michael Kors tem enfrentado alguns desafios nos últimos trimestres devido à queda das vendas, acrescenta a Reuters.

Partilhar