27 fevereiro 23
Empresas

T

Bolsa: SIMB35 voltou aos resultados negativos em fevereiro

Num mês em que Wall Street continuou pressionada pelos dados da inflação nos Estados Unidos – que implicam a continuação do protecionismo da Reserva Federal – o índice SIMB35, que reúne as maiores empresas têxteis em bolsa, teve um desempenho negativo: perdeu, no final de fevereiro, 2,61% face a janeiro.

Apesar de ter conseguido sustentar uma marca de 31.147 pontos no final do mês em referência, a descida contrasta com o crescimento de 13,4% conseguido no final de janeiro. Das 35 empresas agregadas no índice, apenas nove foram poupadas à depreciação do seu valor, com a espanhola Adolfo Domínguez a registar o melhor desempenho.

A maior descida coube à norte-americana Michael Kors, que fechou o mês com uma desvalorização de 22,3%. Seguiu-se a também norte-americana VF Corporation, com uma contração de 20,5%. Anta e Esprit, ambas listadas na bolsa de Hong Kong, caíram 16,9% e 13,5%, respetivamente, a que se seguiu a alemã Zalando (menos 12,9%). Macy’s e Estée Lauder (10,9% e 10,4%) foram as restantes empresas a cair acima dos 10%.

A Adolfo Domínguez liderou as subidas com um inesperado crescimento de 42,6%, de longe a mais destacada do período. Seguiram-se duas britânicas: JD Sports e Boohoo, com subidas de 11,7% e 9,2%, respetivamente. Surgem depois a alemã Hugo Boss (mais 4,8%) e a italiana Prada (mais 2,1%). Outra britânica, a Asos, registou uma alta de 1,4%.

Partilhar