27 Janeiro 20
ISPO Munich

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Made in Portugal dita tendências na ISPO

São mais de 40 empresas portuguesas, às quais se juntam os centros tecnológico e de investigação CITEVE e CeNTI, que se apresentam na ISPO em mais uma presença record na feira de desporto alemã. São mais metros quadrados, mais empresas e mais inovação, no certame que abriu este domingo e vai até quarta-feira.

Com um arranque de feira marcado sobretudo pela habitual presença dos retalhistas alemães, a comitiva portuguesa apresentou-se em peso e com muitas novidades. É o caso da empresa LMA que apresenta no seu stand, localizado numa das ilhas From Portugal no hall C1, uma nova coleção focada na diminuição radical do desperdício de água. “Se há recurso que o têxtil prejudica é a água. Por isso criamos uma coleção em cru a cair do tear para que os compradores e os consumidores comecem a compreender que temos de renovar os nossos armários ”, defende Alexandra Araújo, administradora da empresa de Santo Tirso.

“O convite é para utilizar formas de tingimento mais naturais, cores mais amigas do ambiente”, sugere Alexandra Araújo ao mesmo tempo que nos apresenta uma nova linha, desenvolvida em parceria com a lavandaria Pizarro SA, com uma redução de 90% do consumo de água face a um processo de tingimento tradicional. “Esperamos com esta coleção mudar mentalidades. Que valor tem uma t-shirt desenvolvida através de materiais orgânicos se depois temos um comprador que nos pede para retingir a peça e destruir mais 1000 litros de água?” questiona a administradora da LMA.

Preocupações partilhadas com a FITEXAR (hall C1 – 410 5) que apresenta na ISPO uma nova fibra desenvolvida através de milho. “Trata-se de uma fibra que vem do milho e que desenvolvemos para filamento contínuo, é algo único no mundo” revela António Falcão, CEO da empresa. “Além de ser biodegradável e reciclado este fio quer um uso menor de energia nos processos de tingimento” revela António Falcão que se diz também positivamente surpreendido com o comportamento técnico deste novo produto que assume uma elasticidade próxima do poliamida.

Com um stand  dividido em quatro áreas (hall B3 330) – snowsports, health & fitness, urban e outdoor – a IMPETUS apresenta-se na ISPO sob o mote “we care about the future”. “Para além dos produtos sustentáveis, apresentamos também uma série de peças biodegradáveis, desenvolvidos a partir de materiais reciclados de fibras naturais. Isto signfica, em alguns casos que a peça é consumida em dois a três anos pela natureza. Para além desta questão são peças que correspondem a todas as exigências técnicas próprias do desporto”, revela António Rosas, diretor comercial da empresa com vendas para 34 países do mundo.

Aliar “a sustentabilidade dos processos à resistência e tecnicidade exigida a uma peça desportivo” é o grande desafio que se coloca hoje às empresas presentes na ISPO, na perspetiva de Afonso Duarte, diretor comercial da J. Caetano (hall C1 – 410 3). “Uma peça sustentável de outdoor não se pode rasgar quando o consumidor se senta numa pedra para fazer um picnic, por exemplo”, exemplifica, admitindo que as empresas tem hoje de apostar mais do que nunca em equipas de I&D. “O grande desafio é transferir a inovação dos centros de investigação para as empresas e ajustar os produtos às necessidades reais do consumidor que é hoje muito mais responsável e atento”, remata o diretor comercial da empresa portuguesa que apresenta na ISPO uma coleção de materiais sustentáveis especializados em outdoor e performance.

A participação das empresas portuguesas na ISPO Munich é mais uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no âmbito do projecto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

 

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