24 novembro 22
Moda

Bebiana Rocha

Luís Buchinho ilustra novela gráfica

A par do designer de moda, a banda desenhada foi uma paixão de infância de Luís Buchinho e se a pandemia lhe trouxe tempo para voltar a explorar essa vertente, a nova novela gráfica Sal, editada pela Fundação Cecília Zino, é o exemplo mais concreto do seu talento para o desenho.

“Passados 30 anos a desenhar croquis de moda quase de olhos fechados, o que fazer em relação aos desafios que propõe um conto gráfico? As expressões, paisagens, os carros, a interação entre figuras… Percebi rapidamente que teria de voltar a estudar e a fazer uma pesquisa massiva de imagens”, conta Luís Buchinho. Para isso muito contribuíram também os seus livros antigos, nomeadamente os de Erid Blyhon, ilustrados por Stuart Tresilian, que é ainda hoje um dos seus ilustradores favoritos.

O objetivo do livro, que chegará às livrarias a 30 de novembro, é enfatizar a importância das equipas de intervenção e como a sua ação é essencial para a segurança dos jovens em situação de risco.

A novela gráfica retrata Sal, uma menina de 14 anos que vive com os pais na Ilha da Madeira. O ambiente familiar negligente obriga o tribunal a retira-la para uma casa de acolhimento temporária e Sal inicia um longo e doloroso processo de crescimento pessoal. Parte das vendas do livro reverte para a construção de uma nova casa de acolhimento no Funchal.

Partilhar