Alerta Vermelho
Fashion Forward

Luís Buchinho

Doja Cat, rapper norte-americana conhecida pela sua irreverência visual, assistiu ao desfile Schiaparelli em vermelho total, com o corpo pintado com spray vermelho e adornado por milhares de cristais nas suas partes visíveis.

As semanas de Alta Costura são desde há décadas uma das maiores fontes de inspiração para tendências futuras. Em Paris, dado o nível artístico e técnico das propostas apresentadas pelas grandes marcas, são sempre apreciadas com grande entusiasmo e admiração por parte de uma imprensa e clientes muito restritos. De há uns anos a esta parte, a audiência destes desfiles tem impulsionado uma verdadeira avalanche de notícias nas redes sociais, publicitando e potenciando as propostas das grifes a um nível nunca antes presenciado.

Doja Cat, rapper norte-americana conhecida pela sua irreverência visual, assistiu ao desfile Schiaparelli em vermelho total, com o corpo pintado com spray vermelho e adornado por milhares de cristais nas suas partes visíveis. Uma imagem ultra impactante, que fez explodir a internet- e que plantou uma das sementes mais férteis nas vindouras tendências de Outono – o “look” total em vermelho.

Vermelho
Uma tendência lançada pelas semanas da Alta Costura

O mote lançou-se- esta cor esteve presente nas principais capitais de Moda dois meses depois, nas apresentações para a estação seguinte em várias marcas de Pronto a Vestir. Viu-se em várias abordagens, desde silhuetas super femininas e reveladoras-não fosse esta a paleta da paixão-, traduzidas em rachas gigantes que revelam pernas quilométricas, decotes fundos, e pêlos volumosos ou em cortes rigorosos de alfaiataria ou seus derivados: ideias roubadas ao universo mais tido como masculino. Camisas, vestidos camiseiro ou fatos calça ou saia geralmente acessorizados com gravatas.

Desde propostas mais festivas- vestidos em cetim, blusas de seda com saias longas a propostas mais casuais de uso diário tais como as malhas tricotadas, o vermelho parece ter assumido um dos lugares cimeiros na corrida à cor da estação. A sua energia é contagiante- exatamente como uma tendência de topo.

Partilhar