Para lá do pronto a vestir
Fashion Forward

Luís Buchinho

O momento mais “fashion forward” nas últimas semanas da moda foi sem dúvida a performance apresentada em Paris pelo duo Sébastien Meyer e Arnauld Vaillant, responsáveis pela marca Coperni.

Nas últimas semanas de Moda, onde se apresentaram as coleções de Pronto a Vestir para a Primavera de 2023, o momento mais “fashion forward” foi sem dúvida a performance apresentada em Paris pelo duo Sébastien Meyer e Arnauld Vaillant, responsáveis pela marca Coperni. 

Com um nome retirado ao astrónomo e matemático Nicolau Copérnico, a marca regista desde o seu aparecimento uma obsessão nas suas propostas por tecnologia de ponta, ciência e inovação, tendo conseguido nesta estação a materialização desta paixão através de um momento já classificado por muitos como histórico a nível de Moda.

No final do seu desfile, que teve lugar no Musée des Arts et Métiers de Paris, na Salle des Textiles, a muito mediática modelo Bella Hadid surgiu semi nua, avançando em direção a uma plataforma onde se encontrava um grupo de “alquimistas” munidos de material de laboratório, destinado a criar nos próximos 10 minutos algo muito próximo de magia.

Através da utilização de um líquido desenvolvido pelo Dr. Manel Torres, que pode ser composto por fibras naturais (lã, mohair ou algodão), ou sintéticas (nylon, celulose), a modelo foi “sprayada” através de um aerosol, que em contacto com o seu corpo, ganhou uma forma sólida, criando deste modo um material não têxtil.

Coperni
Uma obsessão por tecnologia de ponta, ciência e inovação

Fabricado pela Fabrican Lda, este material tem como propósito a utilização em fins medicinais ou na construção, permitindo ser reutilizado (voltar ao estado líquido) e lavado.

A finalização deste vestido, que conta com um toque agradável, tipo camurça, foi dado por uma assistente, que muito facilmente cortou com tesoura (a única ferramenta ligada ao processo de confecção como o conhecemos utilizada) as bainhas, uma racha e a linha do decote, originando uma peça de contornos perfeitos (não fosse a base o corpo de Bella) pronta a ser orgulhosamente desfilada, para deleite do público e de uma plateia dentro e fora do desfile pronta a viralizar o momento para audiências que se revelaram absurdas: o momento foi avaliado em 26 milhões de euros, em retorno publicitário.

As opiniões dividiram-se, obviamente, como é costume em situações novas – desde as críticas de “puro artifício, magia descartável” às “criou-se História”. Oque é certo é que o momento mais badalado destas semanas de Moda não envolveu nenhum tecido, nem agulhas, nem sequer linhas. E foi criado em 15 minutos aproximadamente. Será este o princípio do nosso  futuro?

A seu tempo veremos. Para já, vamos apreciar este presente.

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