07 junho 22
Indústria

T

José António Ramos: da Salsa Jeans para CEO da Asos

José António Ramos saiu inesperadamente de CEO da Salsa Jeans, do grupo Sonae, para diretor comercial da Asos, cargo que assumiu em novembro de 2020. Agora, o executivo, que também passou pela Esprit e pela Inditex, faz parte, segundo o jornal The Sunday Times, da ‘short list’ de candidatos a CEO do grupo britânico.

O topo da direção do grupo está vago há oito meses, quando Nick Beighton, CEO nos últimos seis anos, deixou o cargo. A Asos convidou para o cargo Rob Hattrell, líder do Ebay na Europa, que acabou por rejeitou a oferta.

Agora, José Antonio Ramos, está na calha para liderar a empresa. O executivo desenvolveu a sua carreira no Carrefour e na Inditex, especificamente na Zara, onde ocupou cargos nas áreas de produto e distribuição. Foi também consultor da McKinsey e fez parte da equipa de gestão espanhola que se juntou à Esprit entre 2012 e 2018.

Em fevereiro de 2019, Ramos ingressou como CEO na portuguesa Salsa Jeans, detida pela Sonae, cargo que ocupou até novembro de 2020 – e que foi motivo para uma entrevista ao T Jornal, que fez a capa do número 57, precisamente o mês anterior à sua saída. Na Asos, o gestor é responsável pela estratégia comercial, incluindo design, compras e merchandising .

“A sua extensa experiência comercial na supervisão de várias áreas será um ativo inestimável para nós”, disse Nick Beighton, então CEO da Asos, ao anunciar a contratação de José Antonio Ramos.

A empresa britânica, criada em 2001, encerrou o primeiro trimestre do ano, entre setembro e dezembro, com um crescimento homólogo das vendas de 2%, para 1.393,1 milhões de libras (1.670 milhões de euros) – e mantém previsões de crescimento entre 10% e 15% no final de 2022, e lucro entre 110 milhões de libras (131,8 milhões de euros) e 140 milhões de libras (167,8 milhões de euros).

 

Partilhar