23 setembro 21
Feiras

T

Jornais destacam mostra de força do têxtil nacional na PV

A par da presença e apoio de dois membros do Governo, os jornais portugueses destacam a mostra de força, inovação e qualidade da representação do têxtil português na Première Vision Paris. As empresas nacionais estão na linha da frente numa mostra que é a referência mundial para o setor.

Depois de no início da semana ter referido que mais de meia centena de fabricantes portugueses marcam presença no certame que junta as melhores empresas de todo o mundo, o Jornal de Notícias destacava esta quarta-feira a “aposta na inovação e na sustentabilidade, mostrando tecidos orgânicos, materiais reciclados e fibras feitas a partir de restos de abacaxi e banana”.

Citando os representantes da RDD, Somelos e Anjos & Lourenço, o jornal dá conta de “novos processos de fabrico mais amigos do ambiente e que consomem menos recursos”, das “peças de vestuário feitas a partir de tecidos orgânicos e materiais reciclados”, mas também da satisfação pelo regresso às feiras físicas e ao contacto com os clientes.

Também o jornal ECO destaca que “entusiasmadas pela recuperação gradual dos indicadores do consumo de moda a nível mundial, mais de meia centena de empresas portuguesas de têxtil e vestuário vão marcar presença na Première Vision”. A publicação da área da economia refere que “na incontornável capital da moda, Paris, estão mais de 900 expositores de 40 países. Portugal ocupa o quarto lugar entre os principais países expositores e quer estar na linha da frente”.

A reforçar a forte presença da comitiva portuguesa, o ECO destaca o apoio do Governo, através das visitas do secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, e do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, aos standes das empresas nacionais.

Por sua vez, o Fashion Network nota que “Portugal faz-se ainda representar através do iTechStyle Green Circle, apresentando um preview do que será possível visitar no MODTISSIMO nos dias 7 e 8 de outubro, e do Fórum Tendências de Portugal, onde se concentram grande parte das novidades nacionais para o outono-inverno 2022/2023”.

Trata-se, esclarece a publicação online, de “uma mostra inovativa da indústria têxtil portuguesa em matéria de sustentabilidade, que enaltece matérias-primas trabalhadas e transformadas em peças únicas por estilistas convidados, conta com 14 coordenados com têxteis de 11 empresas também expositoras na Première Vision. Um showcase da responsabilidade da Seletiva Moda e do CITEVE com curadoria de Paulo Gomes, do Manifesto Moda”.

Partilhar