01 abril 20
Luvas descartáveis

T

Raclac investe 23 milhões na nova fábrica de Famalicão

Com um investimento de 23 milhões na sua fábrica de Famalicão, a Raclac foi apanhada pela crise pandémica ainda em fase de instalação. Com este investimento, a empresa passa não só a ser a primeira da Europa, como a liderar a tecnologia mundial em produção de luvas descartáveis. Um sistema de produção automatizado em ambiente controlado e inerte e onde toda a produção é, no final, analisada e inspecionada.

“Somos a única fabrica no mundo com este sistema”, orgulha-se Pedro Costa, que destaca também o inovador sistema de packaging, reciclável e em ambiente estanque. “As luvas ficam sobrepostas para que os profissionais de saúde as retirem pelo punho uma a uma, de forma a que sejam usadas sem que tenham tido qualquer contacto ou contaminação”, explica o empresário.

Uma primeira linha de produção está já montada e na fase final de testes, devendo começar a produzir no máximo na próxima semana, estando programada a montagem de outras duas linhas que estarão em funcionamento até ao final do ano.

“Cada linha vai produzir 1.600 luvas por minuto, funcionando 24 sobre 24 horas”, esclarece Pedro Costa, adiantando que a paragem prevista é apenas para trabalhos de manutenção. Duas semanas no total, uma consecutiva e mais uma manhã em cada mês.

Contas feitas, se a cada minuto são produzidas 1.600 luvas, uma hora corresponde a 96 mil e nas 24 horas do dia atingem mais de 2,3 milhões. Ao mês serão mais de 60 milhões e no final de uma ano e com as três linhas em funcionamento a Raclac produzirá qualquer coisa como 207.360.000 luvas descartáveis. Para clientes que além dos sistemas hospitalares e de saúde, se alargam também à agricultura e empresas.

Partilhar