19 Setembro 23
Feiras

Mariana D'Orey

Intergift: Têxteis-lar portugueses desenvolvem novos contactos

Dominada pelos contactos espanhóis, a última edição da Intergift levou aos stands dos empresários portugueses presentes em Madrid alguns clientes de países como Irlanda, Chipre ou Tunísia. É o caso da Joafil a quem esta edição do certame trouxe “muitos e interessantes novos contactos”.

Rio Sul, Dilina Têxteis, Joafil e Têxteis Íris são as quatro empresas da comitiva ‘From Portugal’ que participaram em mais uma edição da Intergift que se realizou de 13 até 17 de setembro em Madrid. Habituais expositores do certame madrileno dedicado à decoração e têxteis-lar, os empresários portugueses aproveitaram o momento para rever clientes e desenvolver novas parcerias.

“A feira correu dentro das nossas expectativas apesar de considerarmos que a organização se devia focar mais no cliente profissional e menos no consumidor final. Não fechamos a porta a esse tipo de visitantes, mas naturalmente que são as encomendas maiores as que mais nos interessam”, considera Rui Dias, diretor comercial da Joafil.

Com algumas críticas a fazer à organização da Intergift é com uma sensação positiva que a Joafil encerra mais uma edição onde, para além da visita de clientes espanhóis, recebeu compradores do Chipre e Tunísia. “Recebemos muitos contactos interessantes, vamos agora ver se dão frutos”, avança o diretor comercial da empresa portuguesa especializada em jogos de cama e toalhas.

Menos otimista está a Dilina Têxteis que, sem ter ainda analisado ao pormenor os dados desta última participação na Intergift, considera que a feira registou uma menor afluência de visitantes. “Além de menos clientes, as encomendas são em menor volume”, acrescenta António Dinis, da Dilina Têxteis.

“É sempre bom rever os nossos clientes, a esmagadora maioria espanhóis mas pensamos que a feira tem vindo a perder alguma qualidade. O primeiro dia foi muito fraco, mas foi melhorando ao longo dos dias”, remata.

A participação das PME portuguesas na Integift é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto From Portugal, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.

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