Ana Rodrigues
Afluência e novos contactos marcam o regresso da comitiva ‘From Portugal’ à Intergift, que começou a 1 de fevereiro e decorre até 5 de fevereiro na IFEMA, em Madrid. Para exibir a sustentabilidade e a criatividade que fazem parte do ADN do têxtil português, estão a Carlos Américo, Dilina Têxteis, JOAFIL, Rio Sul e Têxteis Iris.
Com o começar do segundo dia, “a circulação nos corredores da Intergift está mais composta e com movimento mais constante”, revela Miguel Ferreira, Account Manager da Carlos Américo, ao T Jornal. Em estreia no certame madrileno, a Carlos América apresenta “lençóis com estamparia digital, destacando a sinergia entre a estamparia digital e os bordados”. A feira é um primeiro passo na internacionalização, sendo que “Espanha é o seu trampolim”, nomeadamente por razões de proximidade. Neste sentido, o Account Manager revela que “temos contactado muito com o mercado francês e o espanhol, que é o nosso alvo, mas destacamos também os habituais clientes portugueses, alguns clientes gregos e – uma novidade – os clientes de Norte de África”.
Presença habitual na Intergift desde 2008, a Rio Sul “apresenta – como sempre – a nova coleção de cama e mesa e também novidades mais vocacionadas para o verão”, revelou Joana Correia, Product and Purchasing Director. Com “alguma afluência nos corredores”, em termos de contactos, “destacamos o regresso dos nossos clientes habituais – nomeadamente espanhóis -, porém temos tido menos clientes novos comparativamente com edições anteriores. Sente-se que estão um pouco comedidos”, realça Joana Correia expectante com o decorrer da feira até ao próximo dia 5 de feveireiro.
A participação das empresas portuguesas PME na Milano Unica é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.