14 março 23
Marcas

Ana Rodrigues

Inditex com previsões favoráveis no quarto trimestre

As previsões dos analistas para o quarto trimestre da Inditex são favoráveis, antecipando que termine o período com um lucro entre 954 milhões e 1.121 milhões de euros. As previsões assumem um crescimento entre 28% e 52% face ao lucro do quarto trimestre de 2021, e entre 2% e 21% face ao quarto trimestre de 2019.

No primeiro trimestre de 2022, a Inditex melhorou em 4 % do seu lucro face ao período pré-pandémico. Apesar da guerra da Ucrânia, do aumento da inflação e do receio de novas ruturas nas cadeias de abastecimento e contrariamente aos seus rivais – por exemplo, a H&M e a Gap – a Inditex fechou os primeiros nove meses do ano com um volume de negócios e lucro recorde no período, com receitas de 23.055 milhões de euros e um resultado líquido de 3.095 milhões de euros.

A evolução trimestral, no entanto, apontou para o impacto das externalidades: a margem bruta do terceiro trimestre foi a menor desde 2017 e o crescimento das vendas foi moderado em relação ao trimestre anterior. Ainda assim, os analistas antecipam que o balanço bata o máximo de 2019 e fature pela primeira vez mais de quatro mil milhões de euros.

Partilhar