30 abril 21
Internacionalização

T

Índia abre novos caminhos para os têxteis portugueses

A Índia é desde novembro de 2018 um mercado estratégico para a União Europeia e a Comissão quer assegurar às PME europeias um caminho sem obstáculos na aproximação ao país  que está no centro da ‘movida’ da economia global. Os têxteis nacionais a poderem assumir uma posição particularmente importante e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa organiza um webinar para explicar tudo.

Antecipando a reunião, a 8 de maio próximo, no Porto, entre a União Europeia e os líderes indianos em cimeira de chefes de Estado, a Câmara de Comércio Portuguesa (em parceria com a Eurochambres, India IP SME Helpdesk e Business Support to the EU-India Policy Dialogue) vai organizar a 4 de maio, terça-feira, um webinar dedicado ao tema “PME europeias a caminho da Índia: propriedade intelectual, oportunidades de negócios e desafios” – com interesse para a empresas têxteis e de outros setores.

De facto, a indústria têxtil da Índia responde por 7% para do volume de negócios da indústria (em 2018-19) e, juntamente com o vestuário, assegura 2% do PIB e 12% das receitas das exportações – para além de assegurar 5% do comércio global de têxteis e vestuário. A indústria têxtil emprega ainda um total de cerca de 4,5 milhões de trabalhadores.

A indústria é extremamente variada, agregando têxteis fiados e tecidos à mão com produção industrial sofisticada, de capital intensivo. A estreita ligação da indústria têxtil com a agricultura (para matérias-primas como o algodão) e a cultura e tradições ancestrais do país em termos de têxteis, torna-a única e com capacidade para produzir uma ampla variedade de produtos adequados a diferentes segmentos de mercado.

A UE já é o primeiro parceiro da Índia em termos de comércio e investimentos. O comércio bilateral de bens em 2019 e de serviços em 2018 totaliza 107,5 mil milhões de euros, enquanto o investimento direto estrangeiro acumulado chega a 70,35 mil milhões. O comércio de bens entre a UE e a Índia é notavelmente equilibrado, com exportações no valor de 38,2 mil milhões de euros e importações de 39,6 mil milhões. Cerca de seis mil empresas da União Europeia estão presentes na Índia.

Partilhar