Jorge Fiel
A Inarbel decidiu recuperar e relançar a sua marca A&J de roupa para criança, posicionando-a no segmento low cost, intenacionalizando-a e apostando na construção de uma rede de lojas próprias no nosso país.
Criada no ano 2000, a A&J (marca que agrega as iniciais – Anabela e José- dos dois filhos dos fundadores da Inarbel) era a marca do produto básico, destinado a armazenistas e feirantes do mercado doméstico, desta empresa industrial com sede em Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses.
A A&J chegou a pesar mais de 30% na faturação da Inarbel, que no entretanto apostou na subida na cadeia de valor, pondo as fichas todas na internacionalização e na construção de uma marca própria – Dr. Kid – para o segmento alto do mercado.
Este ano, com a marca Dr. Kid já firmada e forte por 90% dos 6,8 milhões de euros de volume de negócios em 2015 terem sido conseguidos em 25 diferentes mercados de exportação, a Inarbel achou chegada a hora de rejuvenescer e relançar a sua primeira marca (que deixara de ter expressão) e dar um passo no sentido de ter uma relação mais direta com o consumidor, iniciando a construção de uma rede de retalho.
Desde o início do ano, a Inarbel abriu seis lojas A&J – Penafiel, Paredes, Lixa, Marco, Albergaria e Famalicão – numa expansão geográfica que se carateriza pela proximidade da sede.
“Por uma questão de imagem, queremos estar em oito capitais de distrito, mas tendo sempre o cuidado de nunca cair na situação de fazermos concorrência aos nossos melhores clientes de lojas multimarca”, explica José Armindo Ferraz, 45 anos, CEO da Inarbel.
As roupas para bebé (0-24 meses) da A&J já atravessaram as fronteiras e estão à venda em Espanha, Itália e Inglaterra. No mercado doméstico, o espectro de idades é maior – indo dos zero aos 16 anos.