14 novembro 23
Empresas

Maria Monteiro

Grupo Valérius exporta conceitos diferenciadores para o exterior

O grupo Valérius tem-se distinguido em diversas vertentes, sendo duas das mais óbvias a capacidade de alinhar projetos em fim de vida com o seu próprio foco de negócios – com a Dielmar, que acaba de chegar aos lucros, a ser o exemplo mais recente – e a aposta na sustentabilidade e na circularidade, patrocinada pelo projeto 360. E uma das formas de tornar esses projetos distintivos e perenes é a sua divulgação, nomeadamente no exterior.

Foi nesse contexto que o Grupo Valérius abriu as suas portas pela segunda vez a um grupo de estudantes da Universidade de Hamburgo. Um dia que ficou marcado pela partilha de know-how: “por política do Grupo não dizemos que não a este tipo de visitas. Até porque nós temos muitos projetos e muitos desenvolvimentos em parceria com centros tecnológicos e universidades e, portanto, normalmente abrimos sempre as portas para explicar aquilo que estamos a fazer, no sentido, por um lado, de informar e, por outro, de perceber as possibilidades de colaboração”, declarou Ana Tavares, CEO da RDD Textiles, ao T Jornal.

Com uma exposição forte, o Grupo Valérius tem vindo a acolher universidades nacionais e internacionais, no sentido de dar a conhecer o que tem sido feito na área da reciclagem têxtil, principalmente no seu centro de reciclagem: “A nossa fábrica é única. Não existem muitas no mundo igual à nossa e isso suscita sempre muito interesse por parte das universidades, mostrando aos alunos aquilo que se tem vindo a fazer na área da reciclagem têxtil”, disse Ana Tavares.

Nesse dia os alunos exploraram as instalações da Valérius 360, para conhecer de perto os processos de reciclagem; na RDD Textiles, foram partilhadas informações acerca dos produtos e das tecnologias mais recentes e ainda puderam ver em primeira mão os processos diários da equipa de designers da Valérius Hub. “Foi um prazer partilhar conhecimentos e experiências com estes jovens”, afirmou a empresa.

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