T
O grupo TMG vai investir 52, 5 milhões no regresso às instalações históricas em Vale de S. Cosme (habitualmente designadas por Pagode Chinês), que dará origem a 151 novos postos de trabalho – anunciou a Câmara Municipal de Famalicão.
No têxtil tradicional, a TMG estabeleceu em 2013 uma parceria a Somelos, tendo encerrado duas unidades de produção nas instalações de Vale de S. Cosme, em Famalicão, e transferido a maquinaria e o pessoal para Guimarães.
O novo investimento surge – de acordo com a autarquia – na sequência da vitória da TMG num concurso internacional e implica a requalificação de alguns edifícios do complexo de S. Cosme.
Em causa está uma linha de produção com elevada componente tecnológica que envolve duas sociedades da família de Manuel Gonçalves, a TMG Automotive e a TMG Tecidos.
A TMG Automotive absorve o grosso do investimento a realizar, no valor de 45,5 milhões e tem 18 meses para implementar o projeto. Na TMG Tecidos, o investimento é de 6,9 milhões e o prazo de execução é de apenas 3 meses.
Apesar do grupo ter nascido em Famalicão, a TMG Automotive, especializada em desenhar e produzir tecidos plastificados e outros revestimentos para a indústria automóvel, tem a sua base industrial em Campelos, perto de Guimarães.
Fundada em 1937 por Manuel Gonçalves, sob a designação de Fábrica de Fiação Tecidos do Vale de Manuel Gonçalves, transformou-se, em 1965, na Têxtil Manuel Gonçalves (TMG).