02 janeiro 24
Design

Bebiana Rocha

German Design Awards premeia bordado de Arraiolos

Um total de 17 produtos portugueses foram distinguidos na edição de 2024 dos German Design Awards, todos eles com foco no design sustentável. Destaque na categoria ‘Excellent Product Design, Design Classics and Re-Editions’ para o Minotauro desenvolvido pela Adauta, um bordado feito à mão com ponto de Arraiolos.

“Usando tecido aida e linha algodão, fiz um bordado colocado entre duas vidraças e uma moldura de madeira. Cada peça possui uma etiqueta com o nome da obra e do autor, um selo de cera e um certificado com o símbolo de reconhecimento da unidade de produção artesanal”, lê-se na apresentação.

Entre os vencedores está também a Vista Alegre, que obteve para além de quatro distinguinções ‘Winner’ e ‘Special Mention’ a distinção ‘Gold’ com ARTMADE. Segundo a marca, que completa este ano 200 anos, trata-se de uma coleção “que surge inserida na exigente tradição do fine dining”.

A concurso foram submetidos produtos e projetos de 55 países, avaliados por um júri independente. Recorde-se que o prémio é atribuído pelo German Design Council e foi criado com o objetivo de valorizar produtos e projetos pioneiros nas categorias ‘Excellent Product Design’, ‘Excellent Communication Design’ e ‘Excellent Architecture’. A galeria com todos os premiados pode ser consultada aqui.

Partilhar