29 maio 23
Empresas

Maria Monteiro

ERT Têxtil arrebata mais um prémio internacional

A ERT continua a somar prémios e distinções internacionais. Desta vez, o seu trabalho foi premiado no German Innovation Award 2023, através de um projeto de “valorização de resíduos de couro natural da indústria automóvel para o desenvolvimento de revestimentos têxteis inovadores”. “Este prémio é mais um reconhecimento do trabalho contínuo dos que o grupo tem vindo a desenvolver no campo da investigação e inovação”, salientou João Brandão, CEO do Grupo ERT, em comunicado.

A ERT, em conjunto com os parceiros tecnológicos (CITEVE, o CeNTI e o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, CTIC), desenvolveu o Projeto Phoenix, que visa transformar as aparas de couro resultado dos desperdícios dos processos produtivos num revestimento que será usado no interior do automóvel. O projeto Phoenix está a ser desenvolvido no âmbito do Texboost, uma das Iniciativas Mobilizadoras do têxtil e do vestuário nacionais, e que irá agora explorar comercialmente o novo produto resultante desta inovação tecnológica.

Os prémios German Innovation Awards têm como objetivo distinguir produtos e soluções que se distinguem pelo seu foco no utilizador e pelo valor agregado em comparação com soluções anteriores em todos os sectores industriais. David Macário, diretor de inovação do Grupo ERT, que esteve presente na cerimónia, reforçou que “todos os prémios são importantes para o nosso crescimento, mas esta distinção deixa-nos muito orgulhosos porque é o reconhecimento de um trabalho além-fronteiras”.

Fundada em 1992, a ERT começou por produzir têxteis técnicos para revestimentos de calçado. 30 anos depois, com mais de mil colaboradores e um volume de negócios acima dos 100 milhões de euros, a ERT é hoje uma multinacional da área automóvel, mantendo ainda atividade nos componentes têxteis e outros materiais para o calçado.

Partilhar