18 junho 20
Exportação

T

França aprova máscara da Adalberto para 50 lavagens

A inovadora máscara MOxAd-Tech, resultante de um projecto de cooperação que juntou a Adalberto Estampados e a Sonae, acaba ser certificada em França para 50 lavagens, e com resultados que superam até as melhores espetativas do fabricante. Com a abertura do mercado francês e a performance obtida nos testes da entidade certificadora disparam as perspectivas de comercialização para uma produção que pode atingir as 100 mil unidades diárias.

“Acreditamos que esta será mesmo a melhor máscara do mercado”, diz a CEO da Adalberto, animada pelos resultados acabados de receber do IFTH – Institut Français du Textile e de l’Habillement. Depois dos testada em 50 lavagens, a entidade certificadora oficial de Paris comprova que a máscara mantém uma retenção de partículas a 100% e uma respirabilidade de 230 Pascais, quando em França se requer apenas um mínimo de 100.

“Notável, se pensarmos que há no mercado máscaras em que passado um minuto os utilizadores já não conseguem respirar”, regozija-se Susana Serrano, explicando que a MOxAd-Tech tem associada a inovação Abalberto com aplicação antimicrobiana tanto na camada exterior como interior, protegendo contra bactérias e vírus. “Além disso leva ainda na camada interior um acabamento com gestor de humidade”, explica a CEO da Adalberto.

Resultante de um projeto de cooperação que juntou a Adalberto Estampados e a Sonae pelo lado industrial e o CITEVE, o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho pelo lado da investigação, a máscara MOxAd-Tech foi das primeiras a obter a certificação do CITEVE. Nesta altura o processo de certificação está ainda nas 10 lavagens, mas a gestora acredita que , tal como em França, obterá a certificação para as 50 reutilizações.

Este é o único modelo de máscara desenvolvido pela Adalberto, que apostou tudo nas suas componentes de eficiência e inovação. O próprio ministro da Ciência Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, quis conhecer ao vivo o seu processo de fabrico tendo estado na Adalberto em meados de Maio, salientando o exemplo de como a cooperação entre empresas, universidades e centros de inovação pode ajudar a desenvolver soluções inovadoras e a criar valor económico e social.

Até agora já foram fabricadas mais de um milhão de unidades da MOxAd-Tech, com uma produção diária que anda nas 15 mil unidades por dia mas com capacidade instalada que pode ir até às 100 mil máscaras por dia.

Partilhar