17 junho 20
Empresas

T

Fradelsport já está a retomar a exportação para desporto

A Fradelsport foi a primeira empresa de Famalicão a obter a certificação do CITEVE para máscaras reutilizáveis de uso social e a Câmara Municipal destaca a sua capacidade de resposta perante os desafios que a pandemia criou. Começou a produzir equipamentos de protecção, nunca ponderou sequer recorrer ao lay-off e com a retoma das competições já está a recomeçar a exportação de artigos desportivos.

Apontada como exemplo, a empresa foi agora visitada pelo presidente da autarquia, Paulo Cunha, que usou o caso da Fradelsport para enaltecer a capacidade de readaptação das empresas do concelho, contribuindo para a retoma da economia. “O propósito da visita foi também esse: sinalizar o quanto as empresas têxteis têm sabido, num contexto de enorme dificuldade e adaptando-se às circunstâncias, criar condições para manter a atividade produtiva”, frisa uma nota divulgada pela autarquia.

“Estamos cá particularmente porque a Fradelsport foi a primeira empresa em Famalicão a certificar uma máscara, aparecendo na linha da frente daquelas empresas que criaram uma resposta para a comunidade ao nível da saúde pública”, disse o Presidente da Câmara, que destacou também uma resposta imediata fruto da capacidade instalada nas empresas portuguesas. “Houve uma resposta muito à altura do setor empresarial. E Famalicão foi uma vez mais, no contexto nacional e internacional, uma referência. Não fôssemos nós, como somos, Cidade Têxtil e soubéssemos nós aproveitar, como temos aproveitado, a presença entre nós do CITEVE”, frisou o autarca.

Especializada na sublimação de vestuário desportivo, a Fradelsport conta com 60 trabalhadores e que em nenhum momento ponderou recorrer ao layoff. Durante a visita dos responsáveis autárquicos, o administrador, Paulo Reis, deu conta de que o negócio das máscaras, nomeadamente com a exportação para a França e a Alemanha, tem permitido ajudar a manter o volume de faturação de 2019, mas foi adiantando que já se nota a retoma na procura de vestuário de desporto, depois de quatro meses de vendas residuais para este setor face à paragem nas diferentes competições desportivas em toda a Europa.

A Fradelsport representa marcas desportivas como Macron, Adidas, Lotto, Nike, Umbro, Mikasa, entre outras. “As exportações para Itália e Espanha estão agora a permitir-nos voltar a produzir artigos de desporto”, disse Paulo Reis.

Partilhar