01 junho 21
Feiras

T

Feiras: Holanda a confinar, Itália a regressar

São ambas na Europa, mas em latitudes muito diferentes: a feira holandesa especializada em moda feminina, a Modefabriek, cancelou a sua edição física marcada para o próximo mês de julho devido às incertezas causadas pela pandemia – enquanto a italiana Milano Unica confirmou já o interesse de muitas empresas em participarem no evento físico preparado também para julho.

A organização da Modefabriek refere em comunicado que a sua decisão fica a dever-se ao “aumento dos casos ativos de coronavírus e às medidas governamentais em constante mudança”. “Há muito que não temos uma ideia clara sobre como organizar a política de admissão” e essa incerteza prolongada levou ao cancelamento do evento, inicialmente previsto para os dias 11 e 12 de julho.

“Estamos muito satisfeitos que tantas marcas se tenham comprometido a aderir à Modefabriek”, disse Caroline Krouwels, diretora da feira, acrescentando também que “estávamos todos preparados para nos encontrarmos cara a cara”, mas ainda não será para já.

Mesmo assim, a Modefabriek irá organizar a Digital Fashion Week Europe, em colaboração com o Cinecitta International Film Festival (Ciff) e Fashion Cloud. O evento digital acontecerá de 6 a 8 de julho.

Inversamente, a Milano Única, feira especializada em têxteis e acessórios e outras matérias-primas, já confirmou o seu calendário para este verão: a 33ª edição será nos dias 6 e 7 de julho na Fiera Milano Rho. No primeiro dia, o encontro será realizado das 9h00 às 19h00, enquanto no segundo a feira encerrará uma hora antes, às 18h00.

A organização indicou em comunicado que se trata de um momento importante, “que marca o tão esperado regresso das reuniões presenciais”, embora tenha esclarecido que a feira decorrerá “com toda a segurança e em plena conformidade com o regulamento em vigor”. Recorde-se que o sector têxtil italiano fez forte pressão sobre o governo, liderado por Mario Draghi, para que o regresso das feiras presenciais fosse possível já este ano.

Partilhar