29 Janeiro 24
Feiras

Mariana D'Orey

Comitiva ‘From Portugal’ de regresso à Milano Unica

A beneficiar da localização em Milão, considerada a capital da moda por excelência, a Milano Unica está de regresso para aquela que será a 38º edição do evento. Como é habitual, a feira de referência do sector têxtil mundial contará com a participação dos mais importantes produtores europeus, maioritariamente italianos e ainda com a participação do Observatório da Coreia e o Observatório do Japão, que celebra nesta edição 20 presenças e que contará com 37 empresas japonesas.

Albano Morgado, Casa da Malha, Clothius / CFM, Familitex, Fitecom, Lurdes Sampaio, Magma Têxtil, GPSA Têxteis / TMG Textiles, NGS Malhas, Sidónios e Troficolor Denim Makers são as empresas que compõe a comitiva ‘From Portugal’, às quais se juntam as também portuguesas Penteadora, Paulo de Oliveira, Riopele e Somelos, a marcar presença em mais uma edição da Milano Unica, a decorrer a partir desta terça-feira e até  1 de Fevereiro em Milão, Itália.

A testar pela segunda vez a participação na Milano Unica é com expectativa que a Magma Têxtil viaja até Itália onde “sendo Milão uma cidade icónica no âmbito da moda, onde várias casas de moda de luxo de renome estão localizadas”, a empresa espera “receber algumas marcas de gama média e alta do circuito de moda italiana e outras marcas internacionais que se posicionam no mesmo patamar de qualidade”, avança Joana Guimarães.

Admitindo um crescimento das plataformas digitais Joana Guimarães considera que “isso não é suficiente para os clientes escolherem um produto” e que “o contacto com os fornecedores é indispensável”, justificando assim a participação na Milano Unica. Já quanto à coleção a Magma Têxtil apresentará “malhas com tons pastel, degradés elegantes, toques sedosos e confortáveis, estruturas tipo tricot, além de malhas robustas com aspecto vintage. Continuamos a promover a utilização de fibras recicladas e os acabamentos naturais, que são já uma constante na coleção e algo que tem grande notoriedade entre os nossos clientes”, sintetiza.

Quem se estreia nesta edição da Milano Unica é a LS Malhas que, explica Maria Sá, managing director da empresa, marca presença tendo em conta “a projeção diferenciada [da Milano Única] pelos clientes que a visitam”. Interessada em fazer crescer negócio com mercados como os Estados Unidos, Itália, Alemanha e alguns países nórdicos a LS Malhas leva a Milão “misturas com fibras sustentáveis, tais como food waist (cogumelos, menta, ananás, café), algodão regenerativo, algodão reciclado (RFIVEProject), fibras naturais vegetais tais como urtiga, cânhamo e dentro das fibras animais o YAK que tem tido grande recetividade”, conta Maria Sá sem esquecer as opções disponíveis em a circulose e os produtos biodegradáveis.

A participação das PME empresas portuguesas na Milano Unica é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2030, através do Compete 2030 – Programa temático Inovação e Transição Digital.

Partilhar