31 Janeiro 24
Feiras

Mariana D'Orey

Milano Unica decorre a bom ritmo para a comitiva ‘From Portugal’

Está a decorrer a bom ritmo para a comitiva ‘From Portugal’ mais uma edição da Milano Unica, na capital da moda italiana. A inovação e sustentabilidade dos produtos portugueses está a merecer grande atenção dos compradores – como vem sucedendo um pouco em todas as feiras onde o tecido empresarial têxtil tem marcado presença. E o mercado da denominada capital da moda não é diferente.

Albano Morgado, Casa da Malha, Clothius / CFM, Familitex, Fitecom, Lurdes Sampaio, Magma Têxtil, GPSA Têxteis / TMG Textiles, NGS Malhas, Sidónios e Troficolor Denim Makers são as empresas que compõe a comitiva ‘From Portugal’, às quais se juntam as também portuguesas Penteadora, Paulo de Oliveira, Riopele e Somelos, a marcar presença em mais uma edição da feira, a decorrer até 1 de fevereiro em Milão, Itália.

A beneficiar da sua localização, a 38 º edição Milano Única está a decorrer a um bom ritmo e com registo de compradores de várias partes do mundo. Como é habitual, a feira referência do sector têxtil mundial conta com a participação dos mais importantes produtores europeus, maioritariamente italianos e ainda com a participação do Observatório da Coreia e o Observatório do Japão, que celebra nesta edição 20 presenças e que conta com 37 empresas japonesas.

Entre as empresas portuguesas destaca-se, por exemplo, a Troficolor Denim Makers que apresenta na estação SS 25 uma coleção dedicada aos princípios da Responsabilidade e da Transparência. “Com base nestes pressupostos, para a nova coleção SS25, apresentamos uma diversidade de propostas de tecidos produzidos com fibras sustentáveis, tais como algodão BCI, algodão orgânico com certificação GOTS / OCS, algodão e poliéster reciclados com certificação GRS / RCS, Tencel TM, celulose regenerada, linho e Hemp, bem como processos de tingimento natural como o índigo vegetal e o tingimento mineral”, revela Teresa Reis que destaca ainda os conceitos de ECRU (variedade de tecidos prontos a usar a sua cor natural) e de Upcycling (reutilização criativa de tecidos já existentes) desenvolvidos pela Troficolor.

A participação das PME empresas portuguesas na Milano Unica é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2030, através do Compete 2030 – Programa temático Inovação e Transição Digital.

Partilhar