23 setembro 22
Design

T

Fátima Lopes comemora 30 anos de uma brilhante carreira

A designer Fátima Lopes comemora 30 anos de carreira com o desfile ‘Fátima Lopes 30 anos’ e com uma exposição representativa destas três décadas de emersão num mundo que definitivamente seria menos brilhante sem a presença da estilista nascida no Funchal em 1965.

A celebração do 30º aniversário da marca Fátima Lopes, acontece este sábado, 24 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Instituto superior de Agronomia em Lisboa e, evidentemente, culminará com uma ‘After Party’ e muitas surpresas numa noite de festa e glamour.

Fátima Lopes cresceu na cidade do Funchal e desde criança revelou um interesse especial pelo mundo da moda. Durante a adolescência, insatisfeita com a roupa que era vendida no Funchal, começou a criar roupa para si própria. De tal modo ficou ‘presa’ aos seus desenhos, que, em 1990, mudou-se para Lisboa com o objetivo de iniciar uma carreira no mundo da moda.

Ali abriu uma loja (a Versus), onde vendia essencialmente roupa de criadores internacionais. Mas não era esse o seu sonho; em 1992, lançou a marca Fátima Lopes, abriu a primeira loja com o seu nome e apresentou a primeira coleção em desfile de moda num convento em Lisboa.

O ano de 1994 foi o do início da internacionalização: começa a apresentar as suas coleções em feiras de moda e passa a integrar o evento nacional de moda ‘Portugal Fashion’. Em 1996, abre a sua primeira loja internacional, precisamente em Paris e três anos depois, em março, apresenta o primeiro desfile de moda naquela cidade, tornando-se o primeiro criador de moda português a fazer parte da Paris Fashion Week.

Em 2000, causa grande atenção mediática e obtém um recorde do guinness por desfilar na capital francesa o mais caro biquini em ouro e diamantes alguma vez produzido (e com certeza nunca usado em nenhuma praia), avaliado em um milhão de dólares.

Em janeiro de 2006, foi agraciada pelo Presidente Jorge Sampaio com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, por serviços prestados na divulgação da cultura nacional além-fronteiras.

Fatima Lopes 30 anos

Partilhar