04 fevereiro 22
Indústria

Mariana D'Orey

FASCINATE explicou como exportar para Canadá, EUA e Japão

Ser paciente, autêntico, ter uma boa estratégia de marca e responder com flexibilidade às constantes alterações do mercado global, são algumas das chaves do sucesso da internacionalização da ITV nacional, concluiu o debate ‘Textile companies experience in internalization”, que decorreu esta quinta-feira no âmbito da International FASCINATE Final webConference.

Sobre um olhar particularmente atento aos mercados do Canadá, Estados Unidos e Japão a conferência contou os contributos de Miguel Pedrosa Rodrigues, CEO da Pedrosa & Rodrigues, Jorge Pereira, CEO da Lipaco, e ainda de Yoan Galabov. responsável da marca búlgara Minoar.

Jorge Pereira considerou que a confiança é o fator chave para as negociações com o mercado japonês onde a Lipaco tem concretizado bons negócios. “Este mercado precisa de nos conhecer pessoalmente e de confiar para avançar e é por isso fundamental ser paciente e não esperar fechar negócios rapidamente”, disse o CEO da Lipaco, que reforçou ainda a importância da participação em feiras internacionais com a comitiva FROM PORTUGAL como estratégia de afirmação internacional.

Já em relação ao mercado canadiano, onde tanto a Lipaco como a Pedrosa & Rodrigues têm concretizado negócios, ambos os empresários consideram ser um mercado muito interessante pela valorização dos produtos de qualidade, apontando como ponto fraco as dificuldades no transporte e distribuição. “Os canadianos não discutem preços. Se tivermos o produto que eles querem e consideram o preço justo, avançam porque valorizam efetivamente a qualidade”, explicou Jorge Pereira.

“Da nossa experiência, o Canadá como mercado de exportação tem um comportamento idêntico aos Estados Unidos onde a Pedrosa & Rodrigues tem já uma grande expressão”, afirmou Miguel Pedrosa Rodrigues. “São mercados que pensam globalmente e não para o seu país, o que é muito interessante. Gostam de arriscar, de inovar e por isso é um mercado com que adoramos trabalhar”, remata lembrando que hoje em dia todas as empresas são “à nascença” globais.

O debate ‘Textile companies experience in internalization’ decorreu esta quinta-feira no âmbito da International FASCINATE Final webConference.  O projeto FASCINATE, conduzido em Portugal pelo Cluster Têxtil, é transversal à União Europeia e visa apoiar a internacionalização das PME têxteis e de moda que trabalhem para o desenvolvimento da circularidade e sustentabilidade.

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