30 outubro 2020
Empresas

T

Famalicão Made In apoia ideias de sustentabilidade

A sustentabilidade é a palavra de ordem da nova incubadora de empresas de Vila Nova de Famalicão, a estrutura que está preparada para acolher de imediato 10 startups que vão beneficiar de um ecossistema potenciador da inovação. As candidaturas à ocupação do espaço estão abertas no Famalicão Made In.

“Queremos que esta incubadora estimule o surgimento de projetos que sejam sustentáveis, mas queremos também que os projetos que aqui nasçam ajudem à sustentabilidade de outras empresas”, sublinhou o presidente da Câmara, Paulo Cunha, na inauguração do espaço, localizado no CIIES – Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior, em Vale S. Cosme.

Um espaço onde as novas empresas e negócios podem beneficiar de um ecossistema potenciador da inovação, uma vez que aí estão instalados o polo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave – com vários cursos na área têxtil e moda -, o laboratório de formação, investigação e conhecimento da Universidade do Minho e o novo Centro Tecnológico das Carnes.

“Deram-nos todas as condições que precisamos para termos sucesso no nosso projeto”, diz Rita Duro, uma das primeiras inquilinas da incubadora, criadora da IDuro, marca que se dedica criação e comercialização vestuário e calçado aplicação de novos materiais, tendo em vista a reutilização dos produtos.

O município informa que a  inauguração da incubadora dedicada à sustentabilidade surge no contexto de comemoração do  6.º aniversário do programa Famalicão Made IN, a grande aposta no crescimento económico e social do concelho através da promoção de um contexto municipal facilitador da iniciativa empresarial.

Para além desta incubadora localizada no CIIES, do município tem mais duas incubadoras, uma localizada no polo da Riopele, dedicada aos serviços para a indústria, e outra localizada no polo Edifício Globus dedicada aos serviços gerais. No total, as duas incubadoras já receberam a instalação de 33 startups e a criação de 54 postos de trabalho.

As candidaturas à ocupação do novo espaço espaço dedicado à sustentabilidade estão abertas a partir do portal oficial do Famalicão Made In (www.famalicaomadein.pt).

Partilhar