09 abril 21
Matérias têxteis

T

Exportações têxteis da China cresceram 9,6% em 2020

Em ano de pandemia as exportações de artigos têxteis da China cresceram 29,2%, ao mesmo tempo que recuavam fortemente as de vestuário. Contas feitas, no final do ano as exportações chinesas do sector têxtil e vestuário acabaram por crescer 9,6% em 2020, registando 291.220 milhões de dólares, segundo dados oficiais ainda provisórios.

Um crescimento sustentado com base no fabrico de tecidos para equipamentos de proteção individual e na produção de máscaras, que acabaram por salvar o ano para a indústria têxtil chinesa face à queda na produção de vestuário

A China, onde surgiu o coronavírus, foi o primeiro a paralisar a sua produção devido ao surto de Ciovid-19. Em janeiro, por ocasião das festividades do Ano Novo Chinês, as cidades fecharam e paralisou toda a atividade industrial, para só reabrir no início de março.

Foi nessa por essa altura que começou o confinamento no Ocidente, com o fecho das cadeias de distribuição e consequente cancelamento em massa de encomendas e os pedidos. A necessidade de equipamentos de proteção à escala global, o fez disparar a procura de máscaras e materiais específicos para a confeção de EPI, dos quais a China era até aí quase único fornecedor.

Partilhar