10 Dezembro 2018
INE

T

Exportações crescem 6% e recuperam dinâmica em Outubro

As exportações de têxteis e vestuário continuam em alta, tendo em Outubro registado um avanço de 6% face ao mesmo mês do ano passado e atingido o valor de 4.477 milhões de euros. Por destinos, a Itália regista o maior crescimento absoluto dentro da UE desde o início do ano (35% e um acréscimo de 70 milhões de euros), enquanto a China se destaca entre os compradores fora da UE, com um crescimento a rondar os 70%.

Com base nos dados do INE acabados de divulgar, a ATP-Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, sublinha que “as exportações de têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados registaram o maior crescimento em termos homólogos de 4,9%, seguindo-se o das matérias-primas têxteis com um crescimento de 3,2% nas suas vendas ao exterior”.

O comunicado assinado pelo presidente da ATP, Paulo Melo, dá conta que “dentro da UE, Itália mantém a liderança dos destinos com maior crescimento absoluto: acréscimo de 70 milhões de euros, ou seja, +35%, enquanto as exportações de têxteis e vestuário com destino a países fora da UE cresceram 6,5%. Destes destacamos a China (+69,6%, equivalente a um acréscimo de 20,7 milhões de euros) e os EUA (+2,4%, equivalente a um aumento de 6 milhões de euros)”.

Destacando a recuperação da dinâmica das exportações em Outubro, o comunicado da ATP regista ainda que a Balança Comercial dos produtos têxteis e vestuário registou um saldo de 904 milhões de euros, equivalente a uma taxa de cobertura de 125%.

 

outubro_exportacoes

Partilhar