22 novembro 21
Exportações

T

“Exportação de bens em 2021 será superior a 2019”

O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, considera que “as expectativas são de alcançarmos em 2021 um valor de exportações de bens já superior ao valor de 2019. Comparativamente a 2019 (janeiro a setembro) as exportações cresceram 4,8%”. Já a exportação de serviços continua muito marcada pelo processo de pandemia, que teve um impacto muito superior ao que sucedeu na maioria das indústrias.

Significa “que estamos efetivamente a recuperar mercado internacional e a ganhar quota, na exportação de bens”, refere Brilhante Dias em entrevista ao Jornal Económico. “Temos assistido a um comportamento muito favorável em mercados muito relevantes para as nossas exportações bens: Espanha a crescer mais de 25% face a 2020, França 15% e Alemanha 10%; Espanha, o nosso principal mercado de exportações, já está mesmo com níveis de comércio de bens superior a 2019”.

O secretário de Estado da Internacionalização adverte contudo para que “no total (bens e serviços), não será ainda expectável que voltemos aos valores pré-pandemia: as exportações de serviços ainda estão cerca de 30% abaixo dos valores de 2019, o que significa que as nossas exportações globais estão cerca de 6% aquém dos valores de 2019”.

Recordando que “esta pandemia afetou todos os setores, mas de uma forma muito assimétrica, tendo o turismo e o transporte de passageiros dos mais afetados”, Brilhante Dias não deixou de notar que, “com o avanço dos processos de vacina e um abrandamento da situação pandémica global, os consumidores começam a ganhar mais confiança, pelo que a nossa expectativa é que 2023 possa ser o ano de recuperação dos valores pré-pandemia”.

Partilhar