30 Junho 20
Moda Homem

António Moreira Gonçalves

Ethnic Blue: o bastião francês da Lima & Companhia

Francesa na imagem e estilo, mas portuguesa no saber-fazer e na confecção. A Ethnic Blue é a marca própria da têxtil portuguesa Lima & Companhia, mas é apresentada a partir de Paris onde tem um showroom permanente. Uma estratégia que faz com que França seja o principal mercado da empresa de Famalicão, que atualmente gere um volume de negócios na ordem dos seis milhões de euros e exporta 99% da sua produção.

Especializada em polos para homem, a Ethnic Blue foi criada há 26 anos, a partir da amizade entre José Cortinhas, fundador da Lima & Companhia, e o empresário Paulo Alves, radicado em França. Hoje é gerida pelas segundas gerações desta parceria luso-francesa – Nuno e Márcia Cortinhas, em Portugal (ambos na foto), e Filipe Alves, em Paris, – que têm alargado a presença da marca a cada vez mais mercados.

“Temos um showroom no 3º arrondissement de Paris, aberto toda a semana, e orientamos a nossa estratégia para lojas multimarca e department stores”, explica Márcia Cortinhas, diretora comercial da Lima & Companhia. Com duas coleções principais por ano, acompanhadas pelo lançamento constante de edições cápsula, a marca é presença habitual em alguns dos principais centros comerciais de França, como as galerias La Fayette ou a rede Armand Thiery.

A partir de Paris, chega também a vários mercados internacionais, sobretudo no universo francófono. Argélia, Mali, Costa do Marfim, Madagáscar, Canadá e Camarões são alguns dos países onde já é comercializada, mas tem também presença em Espanha, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Alemanha e Suécia, para além de Portugal.

“Atualmente a Ethnic Blue absorve 60% de toda a produção da Lima & Companhia e França é o nosso principal mercado de exportação”, afirma a responsável pela empresa.

Com 250 colaboradores, a têxil de Pousada de Saramagos, Vila Nova de Famalicão – que para além de confecção, tem também tecelagem e tinturaria – fez um volume de negócios a rondar os seis milhões de euros em 2019. À marca própria Ethnic Blue, somam-se vários projetos em regime private label para marcas europeias.

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