04 junho 21
Economia

T

Espanha: setor têxtil consegue negociar acordo interno

Sindicatos e empregadores do setor têxtil espanhol chegaram a um acordo preliminar que regulará as relações de trabalho até 2023. As principais medidas do acordo são o reajuste salarial – de 0,5% neste ano (a partir de 1 de julho), 2% em 2022 e 2% em 2023 – e o lançamento de ações conjuntas de valorização do emprego.

A meta de empregadores e sindicatos é assinar o acordo até ao final deste mês. As negociações têm decorrido de forma lenta (ao longo dos últimos sete meses), mas são consideradas pioneiras, uma vez que abordam os temas em causa de forma específica e balançada para vários anos, o que transmite previsibilidade – um fator muito importante para os empregadores.

Para as entidades envolvidas – nomeadamente o Agrupamento Espanhol de Malhas (Aegp) e a Federação Espanhola de Empresas de Confeções (Fedecon) – as negociações voltaram a evidenciar as diferenças estruturais entre os subsetores do vestuário e das malharia, bem como a dificuldade de encontrarem uma posição comum.

Estas diferenças têm gerado alguma confusão quando é chegada a hora das negociações, e várias sub-associações têm tentado promover o regresso a uma plataforma comum, que permita acordos mais rápidos e necessariamente mais eficazes. Até agora, isso não se tem manifestado possível.

Partilhar